

XXII
Domingo do Tempo Comum
Ano B
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Livro de
Deuteronómio 4,1-2.6-8.
«Agora, Israel, ouve as leis e os preceitos que eu hoje vos ensino. Ponde-os em
prática para que vivais e chegueis a possuir a terra que o Senhor, Deus dos
vossos pais, vos há-de dar.
Nada acrescentareis ao que hoje vos prescrevo e nada eliminareis, guardando os
mandamentos do Senhor, vosso Deus, tal como eu vos prescrevo.
Observai-os e ponde-os em prática, porque isso manifestará a vossa sabedoria e a
vossa inteligência aos olhos dos povos que, ao terem conhecimento de todas estas
leis, dirão: ‘Que povo sábio e inteligente é esta grande nação!’
Com efeito, que grande nação haverá que tenha um deus tão próximo de si como
está próximo de nós o Senhor, nosso Deus, sempre que o invocamos?
E
que grande nação haverá, que possua leis e preceitos tão justos como esta lei
que eu hoje vos apresento? |
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Livro de Salmos
15(14),2-5.
Aquele que leva uma vida sem mancha,
pratica a justiça e diz a verdade
com todo o coração;
aquele cuja língua não levanta calúnias
e não faz mal ao seu próximo,
nem causa prejuízo a ninguém;
aquele que despreza o que é desprezível,
mas estima os que temem o SENHOR;
aquele que não falta ao juramento,
mesmo em seu prejuízo;
aquele que não empresta o seu dinheiro
com usura, nem se deixa subornar contra o inocente.
Quem assim proceder
não há-de sucumbir para sempre. |
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Carta de S. Tiago
1,17-18.21-22.27.
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes,
no qual não há mudanças nem períodos de sombra.
Por sua livre decisão, nos gerou com a palavra da verdade, para sermos como que
as primícias das suas criaturas.
Rejeitai, pois, toda a imundície e todo o vestígio de malícia e recebei com
mansidão a Palavra em vós semeada, a qual pode salvar as vossas almas.
Mas tendes de a pôr em prática e não apenas ouvi-la, enganando-vos a vós mesmos.
A
religião pura e sem mácula diante daquele que é Deus e Pai é esta: visitar os
órfãos e as viúvas nas suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo. |
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Evangelho
de Nosso Senhor Jesus Cristo,
segundo
S. Marcos 7,1-8.14-15.21-23.
Os fariseus e alguns doutores da Lei vindos de Jerusalém reuniram-se à volta de
Jesus, e viram que vários dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras,
isto é, por lavar.
É
que os fariseus e todos os judeus em geral não comem sem ter lavado e esfregado
bem as mãos, conforme a tradição dos antigos; ao voltar da praça pública, não
comem sem se lavar; e há muitos outros costumes que seguem, por tradição:
lavagem das taças, dos jarros e das vasilhas de cobre.
Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e doutores da Lei: «Porque é que os teus
discípulos não obedecem à tradição dos antigos e tomam alimento com as mãos
impuras?»
Respondeu: «Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, quando escreveu:
Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Vazio é o culto que me prestam e as doutrinas que ensinam não passam de
preceitos humanos.
Descurais o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens.»
Chamando de novo a multidão, dizia: «Ouvi-me todos e procurai entender.
Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa tornar impuro. Mas o que sai
do homem, isso é que o torna impuro.
Porque é do interior do coração dos homens que saem os maus pensamentos, as
prostituições, roubos, assassínios, adultérios, ambições, perversidade, má fé,
devassidão, inveja, maledicência, orgulho, desvarios.
Todas estas maldades saem de dentro e tornam o homem impuro.» |
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"O seu coração
está longe de mim"
A
vida interior é primordial. A vida activa é uma consequência da vida interior, e
só tem valor se dela depender. Queremos fazer tudo o melhor possível, com
perfeição. Mas, se o que fazemos não estiver ligado à vida interior, de nada
serve. O valor da nossa vida e da nossa actividade releva por completo da vida
interior, da vida de amor a Deus e à Virgem Maria, a Imaculada; não de teorias e
doçuras, mas da prática de um amor que consiste na união da nossa vontade com a
vontade da Imaculada.
Antes de tudo e sobretudo, devemos aprofundar esta vida interior. Se
verdadeiramente se trata da vida espiritual, é necessário accionar os meios
sobrenaturais. A oração, a oração — e apenas a oração — é necessária para manter
e fazer desabrochar a vida interior; o recolhimento interior é imprescindível.
Não nos preocupemos com coisas desnecessárias, antes procuremos, em paz e com
suavidade, manter o recolhimento de espírito e estar preparados para a graça de
Deus. É isso que o silêncio nos ajuda a conseguir.
São Maximiliano
Kolbe (1849-1941), franciscano, mártir;
“Escritos espirituais inéditos”. |
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