António, que antes se chamava Antipas, nasceu na Ucrânia no ano de
983. Percierskij, na realidade, não é o seu sobrenome, mas sim um
apelido e tem um significado: "da gruta". Trata-se de uma referência
à cela,
escavada por ele mesmo, no vale de Dnjepr, próximo a Kiev,
que deu origem à vida monástica russa.
António
"da gruta", desde a adolescência, sempre buscou a solidão das
cavernas, típicas de sua região, para suas orações contemplativas.
Depois viveu, até os quarenta e cinco anos de idade, peregrinando
solitário pelos inúmeros mosteiros do monte Athos, na Grécia. Os
registros indicam que ele permaneceu alguns anos no mosteiro de
Esphigmenon, quando decidiu continuar a vida de penitência e oração
na sua pátria. Foi assim que escavou a primeira gruta em Kiev.
Logo
surgiram muitos seguidores, e curiosos, que se sentiam atraídos
pelos ensinamentos e pela fama de santidade daquele homem de oração
e penitência. Todos queriam aprender com o monge sábio e justo, que
nunca se mostrava irritado. Era um homem manso e silencioso, pleno
de misericórdia com todos. Essa sua personalidade foi muito bem
retratada pelo fiel discípulo Nestor, ao escrever "Histórias dos
tempos passados".
Contudo
António insistia em viver solitário, enquan-to os seus seguidores
formavam uma comunidade. Com sua permissão, foram construindo várias
celas pela região e, depois, uma primeira igreja. Assim, em 1051,
surgiu o "Mosteiro das Grutas", cuja arquite-ctura foi projectada
integrando as grutas escavadas por esses monges primitivos.
Esse
mosteiro se tornou um dos centros religiosos mais importantes de
toda a Rússia. A sua comunidade se tornou famosa pela caridade,
instrução, prestígio cultural e pelo esplendor da liturgia ortodoxa
cristã. Além das belas igrejas que iam surgindo, consideradas
verdadeiras obras de arte da arquitectura eslava. António não
desejava dirigir todo esse movimento, mas tinha noção exacta do que
ocorria. Por isso manteve-se como o exemplo da comunidade e a
direcção ele confiou ao seu discípulo Teodósio, que sedimentou e
estabeleceu as regras da vida monástica.
Por
perseguição política, António foi obrigado a abandonar Kiev em 1055.
Foi refugiar-se próximo a Cernigov, onde criou um outro mosteiro,
conservando a regra de vida do anterior, imprimindo a sua marca pelo
exemplo na oração, penitência e caridade. Mas no mosteiro de Kiev,
haviam permanecido alguns religiosos, guiados pelo discípulo
Teodósio, que é considerado co-fundador do mosteiro. Por isso
António conseguiu retornar clandestinamente e lá permaneceu recluso
até a sua morte, no dia 10 de julho de 1073.
Do
Mosteiro da Gruta de Kiev original restou uma parte não muito
grande, pois nos anos de 1299 e 1316 foi quase destruído pelas
invasões dos tártaros. Em1926, foi fechado pelo regime comunista. Só
em 1988 ele foi reaberto definitivamente. Hoje, ele faz parte do
património da humanidade, como um monumento tombado e conservado
pela Unesco. |